terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Reflexões Tempestivas - por Artur P. dos Santos


CERTIFICADO DE GARANTIA
A MOLDURA

Um quadro sem moldura é como uma bela mulher sem cabelos. Ambos, entretanto são emoldurados, em sua concepção, na mente de cada criador.
O marceneiro busca na paisagem, no motivo ou nas dimensões a inspiração para dar à moldura não apenas a sua arte. Acima de tudo procura captar as reações do artista no momento da criação e nele encaixar suas conclusões.
Cores, dimensões e espessuras são ingredientes cuidadosamente estudados para alcançar a harmonia e a intensidade que a obra requer.
Pinheiros enfileirados, pensa ele, talvez traduzam o perfeito equilíbrio que o artista buscou em cada pincelada, acentuado às vezes pelo decréscimo e outras pela elevação de alturas, em consonância, quem sabe, com as oscilações que a vida lhe proporcionou.
Que motivos teriam levado o artista a alinhar brancas e gélidas montanhas, de alturas diversas, em que as mais elevadas pareçam querer tocar o azul infinito ou as nuvens que delas se esquivam e se esvaem na distância, tocadas pelo vento, invisível e subjetivo como a própria inspiração.
Saberia ele que um dia alguém iria repensar as nuvens para embasar sua análise a fim de reconstruir a moldura? Ou foi de propósito que quase as escondeu para confundir e não deixar que fosse incluído nela algo que pudesse sobrepor a sua imaginação.
E a casa ao pé do monte? O que esconderia em seu interior de janelas fechadas? Sonhos? Aspirações ou o desencanto de não ter alcançado a perfeição que a vida lhe cobrou?
Talvez aprisionasse a intensidade de sua luta, insuficiente no combate ao fantasma das exigências que o fizera sucumbir às comparações.
Enfim, a obra do artesão deve ficar aquém do resultado obtido pelo artista e a moldura deve ser apenas um complemento não destinado a aprisionar a arte. Deve ser um suporte convencional para preservá-la enquanto transmitir recordações ou, na falta destas, causar admiração às gerações futuras.

                                                                            .....................  / .....  de ............... de .....
..............................................................
Validade ilimitada.                                                                         Assinatura do Fabricante
(opcional)    

2 comentários:

  1. Que consigamos trabalhar, mesmo que mansamente, para que as gerações futuras tenham essa admiração. Tão importante ... Tão linda essa "obra" escrita. Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Os textos do Artur ótimos como sempre ;)

    ResponderExcluir