segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Cotidiano - por Rosalva Rocha

O PODER DA CONQUISTA
(por Rosalva Rocha – 23/12/10)
Nesta crônica resolvi tratar do “poder da conquista”. A meu ver, uma das situações mais maravilhosas nas nossas vidas.
Mas não falo aqui em conquistas românticas - por um amor, por um dinheiro, por uma posição; e sim no poder da conquista no dia-a-dia, no incalculável poder que tem uma conquista com um simples sorriso, com um simpático bom-dia, com a educação de deixar alguém passar na nossa frente em alguma fila, ou seja, na conquista que podemos fazer a todo o momento e acabamos por não fazê-la, pois, com o tempo, acabamos perdendo as principais referências do que se pode chamar de “doação”, que não dói e não custa absolutamente nada.
E, com isto, muitas vezes exercemos esse poder somente em datas especiais, que nada dizem além do seu aspecto cultural ou religioso. São datas comuns, mas que nos fazem lembrar que a conquista é terna, inegavelmente excitante e, sobretudo, abre os nossos corações e abranda os dos conquistados.
A conquista no dia-a-dia tem me feito muita falta, pois percebo em mim que muito ainda restou nesse sentido. Busco valorizar as pessoas que me são caras, tenho bons sentimentos, costumo agradar com palavras sinceras e nunca deixo prá depois o que pode ser dito no momento.
Alegro-me quando vejo pequenos gestos de carinho sendo dispensados sem qualquer pretensão, fato que vira um tesouro para quem os recebe. E há tantos tesouros escondidos por aí. Uma simples palavra, a meu ver, pode mudar tudo em alguém em determinado momento – mas geralmente ela não é dita, porque o mundo passou a ser povoado por uma população pulsante demais em busca de outras necessidades, em busca somente de si mesma.
Meu Deus! Somos desejantes de conquistas! Precisamos ser conquistados! Mas não somente com um “curtir” em redes sociais ... com um breve comentário abreviado ... Precisamos sim é de carinho e atenção, que geralmente é recebido através desse poder que todos temos, mas nem sempre sabemos da sua grandiosidade.
Que conquistemos muito em 2011. Que exerçamos o nosso poder! Sim! Este é um poder que não corrompe!

Um comentário:

  1. Vivam os pequenos, sinceros, simples e fundamentais gestos de carinho do dia-a-dia! Bom demais, querida. Bjão

    ResponderExcluir