quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Pérolas do Rico - Socorro

SOCORRO, ESTOU SENDO DISCRIMINADO
  
Anos atrás fui fazer um curso em Brasília. Eram várias pessoas de diversos locais do país.
Antes das aulas se iniciarem, os participantes do curso recebiam o material – folhas impressas – com o conteúdo que seria tratado.
Logo no segundo dia, fui surpreendido ao receber as minhas folhas numa letra bem grande, creio que tamanho 16 ou 18 da impressão do computador. Perguntei por que razão. e os organizadores me disseram que era um direito meu, pois como era deficiente visual – tenho em torno de apenas 20% de visão – que eles não estavam fazendo nada demais e que, em qualquer circunstância desse tipo, eu deveria exigir o meu direito.
Agora, há pouco tempo, cancelei uma assinatura que tinha do jornal Zero Hora, pois os melhores artigos e, principalmente, os culturais, que são os que mais me interessam, são todos impressos em letra tipo itálico, o que me dificulta tremendamente a leitura, deixando de ser um prazer para passar a um sacrifício.
Entrei em contato com o jornal, mandei e-mail, sugerindo uma letra mais legível e, pensando em tantos outros que, como eu, sentem a mesma dificuldade. Nunca obtive nenhuma resposta.
Na semana que passou, fui a Porto Alegre para levar aos médicos alguns exames que haviam me pedido. Para evitar problemas com estacionamento, engarrafamento e outros contratempos, deixei meu carro no estacionamento do prédio onde tenho um apartamento. Tomei um ônibus e fui ao centro, descendo no fim da linha.
Depois de efetuar as minhas consultas e outras voltas, fui ao ponto de embarque e tomei novamente o ônibus. Desci na Osvaldo Aranha para ver uns livros em alguns sebos daquela zona.
Depois de perambular pelo Bom Fim, passar defronte ao antigo “Fedor”, famoso bar que não existe mais, dirigi-me para a estação Pronto Socorro para pegar o ônibus de retorno ao meu bairro.
Começaram a vir os ônibus, e eu não enxergava o destino. Mudaram os letreiros dos ônibus: colocaram um letreiro eletrônico, desses pontilhados de computador e que trocam a todo instante, informando as ruas que passam em seu trajeto.
Não teve outro jeito senão me socorrer das pessoas que estavam na estação. Pedi para me avisarem o ônibus que eu queria pegar.
Tenho um filho que reside no Rio de Janeiro. Lá eu ando de ônibus na maior facilidade, pois os carros levam bem à frente o número da linha, bem grande: 121 – 412 – 511 – 175, etc.
Imagino eu que o jornal queira ter mais leitores e que os ônibus, mais passageiros, mas com tal comportamento quantas pessoas eles estão alijando da sua clientela?
Muitas vezes penso que o deficiente sou eu, mas, na realidade, quem tem que enxergar mais adiante são os outros, pois pior que a cegueira dos olhos é a da cabeça.

Joelson Machado de Oliveira

Um comentário:

  1. Bingo! a cegueira é realmente de quem não enxerga as necessidades ... mas, na minha opinião, não deixe por menos - vá à luta, reclame novamente para a ZH, exija retorno. Sugira à EPTC um novo letreiro. É um direito teu ... e, se acomodarmos, nada será mudado e as empresas continuarão cegas. Bj

    ResponderExcluir