quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pérolas do Rico

QUE PENA QUE VOCÊ NÃO FOI

Aconteceu ontem (27) o 3º. Santo Antônio Canta Moenda. Foi maravilhoso. Um desfile sensacional de lindas músicas, interpretadas pela nossa gente. Um verdadeiro show.


Muitas vezes nos perguntamos e somos perguntamos : porque a Moenda deixou de ser nativa ? Sempre respondemos que a Moenda não deixou de ser nativa, apenas alargou as suas asas para voar mais longe, abraçar um céu maior dentro da cultura musical.


O magnífico show de ontem foi a grande resposta a todas essas perguntas. A Moenda passeou por Minas, Rio, litoral, campanha, cidade, campo, com tamanha maturidade e bom senso que deixou o Espaço Cultural Qorpo Santo, lotado, trepidando de tantos aplausos, por um público seleto e boquiaberto. Não era para menos. O espetáculo encantou a todos que lá compareceram.


Não resta outra conclusão : é vestindo a roupagem de humildade é que vamos entender a grandeza da Moenda. Como um festival que quer ser grande poderia limitar a arte ? O espaço da Moenda tem que ser aberto, arrojado, sob pena de ficar pequeno, e isso, ninguém de nós quer mais.


Numa analogia com o futebol : quando o time se apequena, acaba perdendo. A Moenda, com certeza, não retrocederá nos seus limites da arte, mas nós que dela gostamos, é que temos que acompanhá-la na sua grandeza, do jeito como ela é : um festival sem fronteiras.


Parodiando “Rei Menino”, linda música interpretada pela magnífica Márcia Freitas : “este show já aconteceu, mas volta no ano que vem” e, tomara que você esteja lá.



Joelson Machado de Oliveira

2 comentários: