segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cotidiano - por Rosalva Rocha

A quem “bota prá quebrar!”
(por Rosalva Rocha – 24/03/2011)


Detesto pieguismos ... e deles não me valho em momento algum.
Que isto fique bem claro neste espaço.
Mas, pensando no que escreveria nesta quinzena para este espaço, pensei que “de críticas o mundo está cheio”. Infelizmente os elogios parecem ter sumido com o tempo e as homenagens geralmente ocorrem quando há alguma política por trás de tudo. Isto me repugna! Ou melhor, sempre me repugnou desde criancinha.
Gosto de gente antenada, preocupada com a sua vida e desprovida de vaidades.
Gosto de gente que se preocupa com o bem-estar dos outros e carrega consigo uma missão, muitas vezes de difícil entendimento para muitos.
Gosto de gente que entende os “chamamentos” da vida sem qualquer sentido de vaidade.
Gosto de gente simples, irreverente, contente e generosa.
Não gosto de qualquer extremo, porque considero que, dentro dele sempre há algo de tendencioso.
Gosto do recheio ...
do presunto no meio do sanduíche ...
do suco de uma laranja doce.
Gosto da minha cidade, a tal ponto de não residir nela desde os 18 anos e continuar “peleando” para divulgá-la e participar de todas as ações possíveis que a elevem.
Sou uma patrulhense orgulhosa! Rodo a cidade e me delicio a cada final de semana com o que ela tem a oferecer. Sempre encantada!
Graças aos Anjos, muito já foi feito por ela pelos patrulhenses ...
Mas é aqui que quero chegar ...  No quanto tem sido feito por forasteiros que por aqui se instalaram e estão deixando as suas marcas como se patrulhenses fossem. Na verdade, já são patrulhenses!
Teria vários para lembrar, mas me reservarei ao direito de começar pelo Silvano, um médico-pediatra que, além das suas atividades profissionais, consegue reunir, com uma liderança nata, dentre outras coisas,  grupos para caminhar estradas afora com a maior simplicidade possível, sempre incentivando-os de uma forma extremamente criativa. Das caminhadas organizadas por ele chega-se em casa de “alma lavada”. É beleza demais, interação com gente diferente, risos, tropeços, equilíbrios e muito o que contar.
Falo no Silvano pela sua motivação interior que contagia, que brilha nos seus e nos nossos olhos.
Falo nele porque não se importa com críticas, que alimenta um blog maravilhoso há anos e nele posta invariavelmente algo sobre a nossa cidade – dá dicas, receitas, e até mesmo debocha, com uma sutileza ímpar, as críticas que vez ou outra recebe.
Falo nele porque o respeito como ser humano, como um homem que veio ao mundo para pensar nas carências e na importância das nossas vidas.
Fecho o círculo dizendo: “de minha parte, obrigada Silvano! É um orgulho tê-lo como amigo!”

3 comentários:

  1. Concordo contigo Rosalva é uma alegria ímpar ter o Silvano como amigo.

    ResponderExcluir
  2. O Silvano é mesmo sensacional!
    Lembrando que o link de seu blog, Coisa de Gordo, é:
    http://wp.clicrbs.com.br/coisadegordo

    ResponderExcluir
  3. Bah, assim vocês me fazem chorar! Tem aquela coisa da Fernanda Montenegro, quando lhe perguntaram se ela era feliz e ela disse: Várias vezes ao dia. Ler o texto da Rosalva e os comentários causou isso em mim. Nesse momento, entre humilde e ciente de minha pequenez, me senti extremamente FELIZ! Beijão. Silvano

    ResponderExcluir