domingo, 1 de maio de 2011

Cotidiano - por Rosalva Rocha

Executivos também compram flores ...

(por Rosalva Rocha – 11/04/2011)

Passei anos a fio trabalhando em empresas corporativas, ladeando executivos engravatados, meio neuróticos e literalmente obstinados por suas metas. A sensação que eu tinha, na época, era a de que eles não conseguiam ser românticos, por mais que se esforçassem. O máximo, talvez, seria  pegar o telefone e solicitar à secretária que encomendasse um buquê de flôres para sua amada (sem sequer escolhê-las). Na verdade não era uma sensação – nunca vi mesmo algum executivo realmente romântico. A impressão que eu tinha era de que o mundo deles era absorvido pela empresa, restando muito pouco para “o resto”.
Pois foi na semana passada, no caminho do meu bairro até o centro, que retomei a questão. Passando pela 24 de Outubro com a Dr. Timóteo, na banquinha simples de flôres que está instalada há anos em frente à Casa do Papel (antiga Livraria do Globo), vi saírem sorridentes dois lindos executivos de meia idade, segurando com uma das mãos buquês de rosas vermelhas (cor de sangue mesmo) com a maior naturalidade do mundo. Na outra mão, obviamente, a famosa pasta executiva.
Como eu estava parada na sinaleira, deu tempo para olhar para os seus rostos e sentir o contentamento. Não sei para quem compraram tão lindos buquês ... mas uma coisa me deixou realmente extasiada: não apelaram para as secretárias (que estão acabando, com o tempo, substituídas pela tecnologia) e muito menos para floriculturas famosas, como acontecia naquele tempo.
Divagando sobre o fato, penso que:
- o mundo realmente mudou e o romantismo começa a pairar no ar ...
- a etiqueta da floricultura de renome já não diz mais nada frente ao sentimento ...
- as atitudes simples passam a fazer toda a diferença ...
- e o amor está em alta!
Posso estar equivocada e mesmo “delirando”, mas a cena foi realmente ímpar prá mim.
Arranquei o carro feliz, especialmente pelas duas mulheres (acredito que sejam mulheres – pelo menos na minha cabeça) que as receberam. Podem ser suas esposas, namoradas, amantes, mães, filhas – não interessa! O que interessa é que senti que o mundo está mudando neste sentido.
É, executivos também compram flôres ... Sabe-se lá se, com as intempéries do dia-a-dia, a grande maioria aprendeu a “alargar” o seu mundo e perceber que a base está no amor, nos sentimentos mais puros e que são justamente estes que dão a base para uma carreira profissional bem-sucedida.

3 comentários:

  1. Sem dúvida que você é uma Mulher merecedora
    de um cento de flores, com um belo cartão que
    a convença que há muito romântico por aí
    esperando por essa oportunidade de presenteá-la...

    ResponderExcluir
  2. Um dia me acusaram de não gostar de flores. Só porque pedi que as retirassem do local impróprio em que se encontravam.
    Desde então não parei de fotografá-las, para registrar o quanto as aprecio. Ao mesmo tempo me dei conta de que não há lugar impróprio para se plantar ou colocar flores.
    Espero que um dia elas me perdoem e cubram com suas pétalas minha cova rasa.

    ResponderExcluir
  3. A gente vive aprendendo chefe! E com flôres sempre fica melhor. Bjs, obrigada por teres lido o que escreví.

    ResponderExcluir