terça-feira, 7 de setembro de 2010

Tropeços molhados

Eu tinha muitas pretensões na época da escola. Jogar futebol, estrelar a feira de ciências, dançar no grupo da ginástica aeróbica... e cantar no Coral dos Canarinhos.
Depois de alguma – muita – insistência, a mãe acabou cedendo e me deixando participar, bem avisada eu estava de que, depois de entrar para o Coral, deveria comparecer a todos os compromissos.
Mas eu estava encantada. Depois de algum tempo, puxa-saco da Irmã Reginalda, que na época comandava o grupo de pequenos cantores, já solava o Cordeiro de Deus.
Me achava o máximo.
Acompanhava o Coral – e a mãe de motorista do grupo – nas missas das duas igrejas da cidade e nas festas religiosas do interior.
Pensava até em estudar interna no Colégio das Freiras, tamanho o delírio que sentia ao me apresentar.
Mas minha carreira artística, para a graça dos religiosos ouvidos que acompanhavam as missas, foi por água abaixo logo no primeiro ano de participação. Ou, melhor, foi altar abaixo, escorrendo junto com o xixi que deixei escapar em plena missa de domingo.
Isto mesmo: apurada e medrosa de voltar pela sacristia, e me achando forte o suficiente para segurar aquele aperto até o final da missa, me atrapalhei entre respirar, cantar e segurar a bexiga, e deixei um longo e ruidoso xixi descer pelos degraus do altar.
Foi o fim das minhas participações no coral e, por algum tempo, suspendeu minha então agitada vida social. As irmãs até tentaram me reintegrar ao grupo, com aqueles 'isso acontece' e tal, mas não tinha mais clima. Era como se aquele xixi ficasse para sempre marcado no uniforme amarelo com gravata azul do grupo.
E o pior de tudo, o que me faz até hoje relembrar desta história, não é o vexame da missa ou deixar para trás os divertidos encontros dominicais: é a lembrança dos colegas de escola que não estavam presentes, mas alegavam ter tomado conhecimento não por outros colegas, e sim pelo barulho que fiz com minha 'incontinência', transmitido a todos, juntamente com a missa, pela rádio local.
- Cássia -

Nenhum comentário:

Postar um comentário