terça-feira, 21 de setembro de 2010

Memórias da Pinheiro por Rosalva Rocha



Saudades da NÃO EMPURRA

(por Rosalva Rocha – 28/08/10)


Grande parte dos moradores da Pinheiro sempre se envolveram com Gincanas, participando efetivamente da EQUIPE NÃO EMPURRA.

Na minha opinião a melhor, sempre a melhor!

O seu nome foi criado em Tramandaí, em uma mesa de bar, para concorrer à uma Gincana promovida pela Atlântida & Chanceller.

QG em uma residência à beira mar, com todo o ar de quem não sabia o que fazer para fazer render um bom resultado – e fizemos “chover”, transformamo-nos em protagonistas de histórias que jamais serão esquecidas.

Lembro-me de uma prova em que o Fernando (Aguiar) transformou-se nos seus 20 e poucos anos em um senhor de mais de 70, para cumprir uma prova de fotografia, imitando a propaganda, na época, do Chanceller. Eu, sem o menor tino musical, por falta de integrantes para compor um “conjunto” para cantar Strangers In The Night, bati triângulo na beira da praia, ao lado da Maristela (Bemfica) tocando gaita. Dá para imaginar?

Sagramo-nos bi-campeões e deixamos história no Hotel Laje de Pedra por 3 dias, com muita farra e alegria. Este foi o nosso prêmio. E pasmem: nesses dias, nossa companhia à beira da piscina era, nada mais nada menos, do que a Maria Teresa Goulart. Sim! Ela mesmo! Sabe-se lá se não seria um sinal para as inúmeras vitórias que não tardariam a ocorrer.

Anos depois o Rotary Club de Santo Antônio resolveu retomar a famosa Gincana, anteriormente chamada de “Gincana da Barão”. O Dr. Kury liderava a equipe de elaboração de provas, o Nazir administrava-a como um todo, em parceria com outros patrulhenses entusiasmados e mais do que profissionais no ramo, pois nunca se ouviu falar em qualquer pequena fraude que tivesse ocorrido.

E não deu outra: a turma da NÃO EMPURRA se mobilizou e entrou de cabeça naquilo que ela aprendeu a amar de uma forma, no início, um tanto desordenada mas que, com o passar dos anos, passou a profissional.

Trabalho árduo, sempre regado a muito bom-humor.

Muitas vitórias,

Algumas derrotas por problemas de tempo (essa sempre foi a nossa desculpa!),

Muitas bandeiras, sendo que uma delas confeccionada em 2 madrugadas, para “bater” literalmente o tamanho da bandeira da SODA, que por nós tinha sido considerada uma afronta quando de um desfile anterior (era gigantesca!).

Desfiles de rua de “cair o queixo”. E nada de desleixo por parte dos integrantes.

Anos e anos com muita mobilização, muita pesquisa, muito trabalho.

QG com portas sempre abertas para todos, o que sempre diferenciou a NÃO EMPURRA das demais. Nela o chefe era multiplicado por todos!
É óbvio que sempre houve lideranças, mas sem se deixar contaminar por mandos e desmandos. Todos eram nivelados pela
Tabela Hay.

Rivalidade ferrenha com as demais equipes, especialmente com a AFUCAMA, AZUL e SODA, que contavam com alguns grandes amigos da nossa turma mas que, no final de semana da Gincana, passavam a ser inimigos mortais.

Lembro-me de eu, uma menina recatada, certinha e mais do que comportada - rsrs, ter feito coisas que até hoje não acredito, a exemplo de falsificar a assinatura de um bispo, ligar em nome de outra pessoa imitando sua voz, rolar-me na grama aos tapas com um “inimigo” da SODA, etc. e tal.

Tudo era válido naqueles finais de semana mais do que prazerosos.

Ficávamos tão ansiosos que não conseguíamos dormir, comer então nem pensar, passando geralmente duas noites acesos: a de sexta, preparando o desfile para o dia seguinte e a de sábado envolvidos na busca de provas.

Tanta gente boa;

Tanto papel crepom;

Tantos balões;

Tantos rojões.

Tantos talentos que afloravam a cada ano, a exemplo do Rivelino que descobriu que era um expert em “catar” qualquer bicho na madrugada - nunca deixou a NÃO EMPURRA na mão na “Prova do Bicho”.

Seria insano de minha parte citar todos os nomes que fizeram e fazem parte da equipe, pois ela é grande, muito grande, se extendendo até a Miraguaia, nossa grande conquista.

Diga-se de passagem minha e do Alexandre (Aguiar) que, tempos antes da realização de uma das Gincanas, resolvemos tirar um sábado à tarde para visitar os miraguaienses como se fôssemos Festeiros de uma Festa do Divino. E deu certo. Simbiose perfeita! Lá muita confraternização foi realizada, contando com a comunidade integrada do início ao fim.

Sandrinho (Neves) e companheiros – saudade de vocês!

Saudade da nossa molecagem, sempre organizada financeiramente pela Edilene, com mãos de ferro.

Saudade do Toninho que era o único que conseguia fazer com que parássemos de gritar dentro do QG. Fera nas articulações internas!

Saudade de pessoas que conosco se juntaram e uma grande amizade se formou, a exemplo da Luciana (Rocha), e da família da Dona Miguelina, sempre presentes em todas as horas.

E é esse aspecto que sempre fez da NÃO EMPURRA uma equipe diferenciada.

Lá os integrantes se sentiam bem.

A NÃO EMPURRA tinha um imã, agregava gente de todas as formas, cores e até mesmo sabores,

Fazia amores;

Sem dores;

Mas sem cores, pois sempre foi preto no branco!

8 comentários:

  1. Acho que nem sonhas, mas a Não Empurra cruzou fronteiras. Em São José do Norte em um aniversário da cidade, a prefeitura promoveu uma gincana.Todos reunidos na minha casa decidindo o nome, até que meu pai diz: a equipe vitoriosa de SAP é a Não Empurra! Em SJN também! Campeoníssimos. O QG era na minha casa e meus pais os presidentes, o detalhe é que a minha mãe tava grávida de 8 meses do caçula. Tanta loucura que o guri não é bem certo hehehe! Josi Borges

    ResponderExcluir
  2. Lindo!! Maravilhoso!!
    Saudades da NÃO EMPURRRA!!

    ResponderExcluir
  3. Ah Josi! Que maravilha a tua história ... Simplesmente a certeza de que a NÃO EMPURRA cruza fronteiras mesmo. Grande beijo,

    ResponderExcluir
  4. Goretti: Mas a gente pode sempre reviver ... sabe-se lá se em breve não teremos outra Gincana na nossa terrinha para matar a saudade? Bjs,

    ResponderExcluir
  5. Poxa, Rosalva !!!
    Vc me fez recordar os grandes momentos de nossa equipe, sempre na união para conquistar as tão dificeis provas, e inclusive a do bicho, que sempre saimos com a certeza que a dificuldade existia, mas não a impossibilidade de conquistar esta prova, com os nossos parceiros da noite, nesta tão alegre prova, sempre buscando nosso objetivo. Alguns desta Equipe Bicho:Eu, Fernando Aguiar, Caletti, Lisandro, Vinicius, Mauricio e outros .....
    Muitas saudades, e pode ter certeza, se tiveres gincana "NÃO EMPURRA" estará lá com certeza.
    Abraços

    Riva, Rosani e Nicolas

    ResponderExcluir
  6. Eu não tenho a menor dúvida disto Rivelino. Aqueles elos que foram formados não se perderão jamais .... Grande beijo prá vcs.

    ResponderExcluir
  7. Buenas...

    Em uma longa conversa, noturna, regado a "chá de maça", Fernando, Eu, Ramon, Rui e outros (não posso citar, risco de impeachment), tecemos comentários sobre o Blog e lógico, Gincana. Choramos de saudade. Cada lágrima que caia juntávamos para fazer o gelo do chá, como nos velhos tempos.

    Saudade de tudo isto. O triste apenas disto é pensar que nossas melhores histórias tem mais de 20 anos. O que fizemos de nossas vidas? O trabalho e a corrida atrás do dinheiro e posição social, abafou nossa vida?

    Um enorme abraço a todos da Não Empurra, Soda, Azul, Faro Fino, Afucama.

    Aaaaaa, só a Não Empurra é tri.....

    Grande Bj, Caletti

    ResponderExcluir
  8. Caletti, o teu post mais parece um poema e sinceramente me emocionou. Mas não pensemos que as nossas melhores histórias têm mais de 20 anos. Pensemos que "temos história". Isto sim é digno de ser lembrado. A NÃO EMPURRA fez e ainda faz parte da nossa história e aqueles momentos, aquelas cenas (tu vestido de mulher, no volante de uma moto, lembras?)jamais serão esquecidas. O que fizemos de nossas vidas? Simplesmente vivemos - ganhamos, perdemos - mas não nos perdemos!!!! Só o fato de estarmos aquí registrando essas palavras já é fato. O trabalho é inevitável, a posição social, na minha opinião, meio questionável e o "abafo" - um tanto inevitável! E vamos tocando ... Grande beijo com saudades.

    ResponderExcluir