segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Reflexões Tempestivas - por Artur P. dos Santos

HOJE FOI PARA TI

P/Artur Pereira dos Santos

Sei, sei que não me deixarias falar assim contigo, exigirias que te chamasse de senhor. Lembro bem do dia em que me fizeste pedir desculpas à Generosa, nossa vizinha, por ter-me dirigido a ela chamando de tu. Mas os dias são outros, meu velho.
A força do hábito: teus netos e bisnetos me chamando de tu “numa boa” não desmerecem o respeito que têm por mim e certamente teriam por ti. Mas fique tranqüilo, eu ainda sigo ao pé da letra teus ensinamentos.
Lembras que dizias que o homem deve fazer o bem sem olhar a quem? Pois é, não sei se influenciado pelo que o padre falou, ofereci o pão que havia recebido a um suposto mendigo que entrou na igreja no final da missa.
Não me importei por não tê-lo aceitado por não estar acompanhado de algo que o ajudasse a digerir, pois sei que sua fome não era apenas de pão. Dei-lhe algumas moedas e ele seguiu seu caminho.
Mas como estava dizendo, o padre me fez pensar se eu realmente tinha feito tudo o que podia por ti. Sinceramente não sei, eram tantas as dificuldades, minhas e tuas. De uma coisa tenho certeza: te amei muito.
Lembras que antes de ir para o exército te ajudei a comprar uma carreta de quatro rodas para trazeres mantimentos da colônia e vender na cidade? Não pensava que quando voltasse da capital houvesse passado um vendaval em nossas vidas, devido a morte da mãe.
Custei a juntar-te em minha casa, meu lar recém formado, quando a doença já começava a te castigar. O homem forte, o tropeiro na mocidade ou o colono de sol a sol já não existia mais em ti. Guardavas apenas o sangue aflorando em teu rosto avermelhado, marca registrada, ainda hoje reconhecida, dos que descenderam de teus pais.
Pois hoje lembrei muito de ti, talvez pela lembrança deste detalhe, que te distinguia dos demais, quando soube que teu bisneto de cinco anos disse que a saudade tem cor de pele.

4 comentários:

  1. Palavras ... ah as palavras que tanto servem para homenagear e falar com as pessoas que não mais estão com a gente. Emocionei-me chefe! Lindo - estás realmente falando com ele ... E veja o ensinamento do neto. Fantástico! Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, amiga, é a vida em constante renovação,sem esquecer os valores.

    ResponderExcluir
  3. Palavras ditas pelo coração sempre são escutadas pelo coração de quem as lêm fazendo brotar o amor na sua forma mais sublime o amor fraternal e incondicional. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. A magia das comunicações transpõe distâncias e a magia do amor une corações, mitigando saudades.

    ResponderExcluir