sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Raízes

77 MUNICÍPIOS ORIGINÁRIOS DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA SE ENCONTRAM NO RAÍZES

Com o objetivo de promover a integração e divulgação da memória histórica e cultural de Santo Antônio da Patrulha e dos seus 77 municípios originários, o Raízes será realizado em sua XX edição. Desde sua primeira edição, em 1989 o Raízes percorre os municípios filhos de Santo Antônio e neste ano, seguindo a tradição de voltar a terra mãe a cada dez anos, o evento acontece em solo patrulhense.

De 4 a 8 de outubro, pesquisadores, historiadores, escritores, animadores culturais, professores, alunos, cidadãos que realizam as mais diferentes atividades nos municípios sediados na região nordeste do Rio Grande do Sul terão a oportunidade de conhecer mais o seu passado, através de recortes de sua história, articulados por pesquisadores representantes dos municípios. Anualmente um livro é publicado sobre a realização do encontro. Já são 20 obras abordando a trajetória do Raízes.

Em 2009 Santo Antônio comemora outro evento importante: 200 anos do municipalismo do Rio Grande do Sul. Através da Provisão Real de Dom João VI, de 7 de outubro de 1809, foram criados os quatro primeiros municípios do estado. Os 496 municípios gaúchos existentes são descendentes dos quatro primeiros criados naquele ano: Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo e Santo Antônio da Patrulha.

Por este motivo, a cidade está em festa, por receber mais uma vez o Raízes, ao mesmo tempo em que comemora o bicentenário de criação do município, com direito a resgate histórico, lançamento do selo comemorativo aos duzentos anos e valorização da cultura da região.

Segundo sua idealizadora, a Historiadora patrulhense Vera Lúcia Maciel Barroso, a idéia pertence sim à região. Vera afirma que a região nordeste do Rio Grande do Sul, em sua história é hoje a mais pesquisada e estudada em todo o estado. De 1990 até hoje, o evento Raízes já visitou 18 municípios originários. A historiadora relembra que o evento tem a idéia de perceber e reconhecer a importante história que Santo Antônio da Patrulha, assim como Porto Alegre, Rio Grande e Rio Pardo tiveram naquela época, quando da criação de suas Câmaras de Vereadores, fundamentais para a formação e definição de um estado gaúcho concretizado. Vera Lúcia Maciel Barroso relata: “O Raízes trouxe a idéia de uma Santo Antônio regional, presente em todos os 77 seus descendentes, fundamental para a construção da autoestima dos patrulhenses”, finaliza.

Confira a programação: http://www.pmsap.com.br/

Fonte: PMSAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário