terça-feira, 22 de setembro de 2009

Grêmio Literário Patrulhense

No último dia 15 – a terceira terça-feira do mês de setembro, aconteceu a primeira reunião oficial do Grêmio Literário Patrulhense – GLP.

Teve um gosto bom de conversa entre amigos: eu, e seguindo pela minha direita: Delurdes Werner, Ana Clara Maciel, Ana Zenaide Ourique, d. Ivone Selistre, d. Regina Barcelos, Luiz Nicanor, Ronei Soares, Joelson Oliveira e Renato Lopes.

Feita a roda, partimos pros livros que cada um traz na memória.

Em seguida, pros sonhos e projetos de aproximar a escrita e a leitura de cada cidadão patrulhense.

Dos já realizados, como o lançamento de Céu de Oceano – do Joelson Machado, primeiro no Qorpo Santo e depois na Copy Art.

E dos quase lá, como o lançamento do Poesia na Praça na abertura do Raízes, dia 4 de outubro, e posteriormente na Feira do Livro em Porto Alegre, dia 7 de novembro, e a banca dos Escritores Patrulhenses, a ser montada também no Raízes.

Também falamos de projetos um pouco mais distantes: divulgação dos poetas, contistas e demais escritores locais, através de panfletos, bancas itinerantes e um blog/site do GLP. Da realização de oficinas a serem ministradas pelo Luiz Nicanor, pra que possamos aprimorar os conhecimentos sobre as Escolas Literárias e Estilos.

Da expo-poesia&prosa, uma integração entre poetas, escritores e artistas, pra 2010.

Da tentativa de trazer mais professores para o GLP, prejudicada pela gripe H1N1, que sobrecarregou o segundo semestre letivo.

De concreto? Que o Grêmio volta pra ficar. Que o trabalho é duro, mas a recompensa é feita de belas, poéticas e marcantes palavras.

A prova? Três gerações que na primeira conversa se entenderam como antigos colegas de escola. E que aguardarão, na próxima terceira terça de outubro, a presença de tantos outros patrulhenses igualmente apaixonados pelas letras.

- Cássia -

4 comentários:

  1. E que essas três gerações tenham infindáveis conversas ... e que os resultados sejam compensadores a quem realmente "quer fazer" ... Rosalva

    ResponderExcluir
  2. E que a Rosalva possa participar das próximas, pois boas cabeças sempre fazem muita falta.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cássia: talvez SAP com a juventude possa voltar a ser o centro cultural do LN pois nós os "velhinhos" já estamos meio cansados de lutar.
    E, como exemplo cito somente um caso: o IHG elaborou através de sua sócia Teresinha Bemfica a transcrição dos livros de atas da CM de 1836 a 1886 e como não tinhamos obtido patrocínio "no peito e na raça" editamos 15 volumes e depois mais dez a um custo muito alto.
    Pois bem, três exemplares foram DOADOS : Arquivo Municipal de SAP, Luiz Antônio Alves de Caxias e Instituto Histórico e Geográfico do RGS.
    Sabes que publiquei no Boletim as notícias e nem um órgão se dignou a noticiar tal fato ? e isto que fiz uma visita especial à Folha Patrulhense e mantive contato direto com o Correio do Povo.
    E assim eles querem que o povo adquira cultura. Se não fosse de chorar eu até riria...
    Bjs deste teu novo conhecido
    Renato José Lopes

    ResponderExcluir
  4. Olá ! Não tenho muita intimidade com a lingua pátria, por isso escrevo quase nada,mas sou um Selistre que mora e trabalha em Porto Alegre depois de viver sua primeira infãncia (do primeiro ao sexto ano de vida ) na roça de Santo Antonio da Patrulha (pico do morro Canta Galo. Hoje, planto cores e expressões nas telas que me desafiam e agradeço a oportunidade de ter vivenciado um pouco dessa terra que eu amo muito. Necessito de todas as formas de arte para viver, para sentir que a vida não aceitou a pasteurização da cultura. Me atrai toda arte que cobrou do artista sua alma, que o diferenciou da boiada pela sua entrega e o fez, na maioria das vezes ,andar na contra-mão do seu tempo. Ás vezes é preciso atravessar a multidão na direção oposta, feito uma pandorga que só contra o vento poderá alçar seu vôo. Salve AUGUSTO DOS ANJOS, ODD NERDRUM, ALAN POE, LUCIEN FREUD, VAN GOGH,e todos que ousaram conferir fertilidade á sua arte !!! Salve CASSIA BABY ,por esse blog cultural !!!
    Mande-me um e-mail que eu te mando fotos do meu trabalho,tá ?
    adroaldoselistre@gmail.com

    BJS !

    ResponderExcluir